sábado, 13 de abril de 2013

SURGIMENTO DA GEOMETRIA ANALÍTICA


René Descartes
Pierre de Fermat
Geometria, como ciência dedutiva, foi criada pelos gregos. Mas, apesa do seu brilhantismo faltava operacionalidade à geometria grega. E isto só iria ser conseguido mediante a Álgebra como princípio unificador. Os gregos, porém, não eram muito bons em álgebra. Mais do que isso, somente no século XVII a álgebra estaria razoavelmente aparelhada para uma fusão criativa com a geometria.
Ocorre porém que o fato de haver condições para uma descoberta não exclui o toque de genialidade de alguém. E no caso da geometria analítica, fruto dessa fusão, o mérito não foi de uma só pessoa. Dois franceses, Pierre de Fermat (1601-1665) e René Descartes (1596-1650), curiosamente ambos graduados em Direito, nenhum deles matemático profissional, são os responsáveis por esse grande avanço científico: o primeiro movido basicamente por seu grande amor, a matemática e o segundo por razões filosóficas. E, diga-se de passagem, não trabalharam juntos: a geometria analítica é um dos muitos casos, em ciência, de descobertas simultâneas e independentes.
Se o bem-sucedido Pierre de Fermat zeloso e competente conselheiro junto ao Parlamento de Toulouse, dedicava muitas de suas melhores horas de lazer à matemática, certamente não era porque faltasse, alguém em sua posição, outras maneiras de preencher o tempo disponível. Na verdade Fermat simplesmente não conseguia fugia à sua verdadeira vocação e, apesar de praticar matemática como hobby, nenhum de seus contemporâneos contribuiu tanto para o avanço desta ciência quanto ele. Além da geometria analítica, Fermat teve papel fundamental na criação do Cálculo Diferencial, do Cálculo de Probabilidades e, especialmente, da teoria dos números, ramo da matemática que estuda as propriedades dos números inteiros.
A contribuição de Fermat à geometria analítica encontra-se num pequeno texto intitulado Introdução aos Lugares Planos e Sólidos e data no máximo, de 1636 mais que só foi publicado em 1679, postumamente, junto com sua obra completa. É que fermat, bastante modesto, era avesso a publicar seus trabalhos. Disso resulta, em parte, o fato de Descartes comumente ser mais lembrado como criador da Geometria Analítica.
O interesse de Descartes pela matemática surgiu cedo, no “College de la Fleche”, escola do mais alto padrão, dirigida por jesuítas, na qual ingressará aos oito anos de idade. Mas por uma razão muito especial e que já revelava seus pendores filosóficos: a certeza que as demonstrações ou justificativas matemáticas proporcionam. Aos vinte e um anos de idade, depois de freqüentar rodas matemáticas em Paris (além de outras) já graduado em Direito, ingressa voluntariamente na carreira das armas, uma das poucas opções “dignas” que se ofereciam a um jovem como ele, oriundo da nobreza menor da França. Durante os quase nove anos que serviu em vários exércitos, não se sabe de nenhuma proeza militar realizada por Descartes. É que as batalhas que ocupavam seus pensamentos e seus sonhos travavam-se no campo da ciência e da filosofia.
A Geometria Analítica de Descartes apareceu em 1637 no pequeno texto chamado A Geometria como um dos três apêndices do Discurso do método, obra considerada o marco inicial da filosofia moderna. Nela, em resumo, Descartes defende o método matemático como modelo para a aquisição de conhecimentos em todos os campos.
A Geometria Analítica, como é hoje, pouco se assemelha às contribuições deixadas por Fermat e Descartes. Inclusive sua marca mais característica, um par de eixos ortogonais, não usada por nenhum deles. Mais, cada um a seu modo, sabiam que a idéia central era associar equações a curvas e superfícies. Neste particular, Fermat foi mais feliz. Descartes superou Fermat na notação algébrica.
 

16 comentários:

  1. Muito geniais esses caras, desenvolveram conteúdos semelhantes sem manter contato.Além disso não eram matemáticos profissionais eram advogados. Isso os tormam mais geniais ainda.
    Paula, Lauro Rebouças.

    ResponderExcluir
  2. Esses cientistas da matemática,desenvolveram conteúdos extraordinários com a mesma semelhança,porém ambos atuavam em áreas diferentes pois um gostava de matemática e outro era filósofo por coincidências os dois não trabalhavam juntos.
    Maria Anne Kelly 3 ano turma:A turno:Manhã
    Colégio:Arsênio

    ResponderExcluir
  3. Parabens aos genios que descobriram a geometria.

    3°A
    WILIANE COSTA

    ResponderExcluir
  4. Temos muito a agradecer a Descartes e Pierre por insistirem em seus objetivos e ideais e que nos beneficiaram com suas fórmulas matemáticas e suas tecnicas filosoficas. Eles se tornaram essenciais nesse ramo.


    Josiane Lara 3º ano A

    Arsenio Ferreira Maia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar dos estudos independentes um do outro, Descartes e Pierre fizeram descobertas extraordinárias , compondo a base da Geometria Analítica que nos auxilia até hoje. Ambos foram grandes gênios matemáticos apesar de não estudarem especificamente a mesma.

      Kamila Pátila , 3º ano " A"

      Excluir
  5. A matemática deve muito a esses estudiosos, que apesar de trabalharem em outras áreas contribuíram muito para o desenvolvimento dessa disciplina.

    Carla Maraísa 3º ano A
    Arsênio Ferreira Maia

    ResponderExcluir
  6. Os séculos XVII e XVIII foram anos gloriosos para a matemática, no século XVII que brilhou foi Farmat e Descartes com a associação da geometria dos gregos a algebra, além de muitas outras contribuiçoes, esses dois foram mais um caso de que os gênios nem sempre nascem por dentro da matematica e sim q a matematica nasce dentro deles.

    Talmo Ícaro C. de Freitas-28
    3° ano "A"

    ResponderExcluir
  7. Sem duvida a matemática deve muito a esses grandes gênios, por sua inteligência e ate mesmo disposição, por fazer da matemática um hobby.
    Parabéns aos gênios da matemática!!!

    Dara Nadilla 3ºanoA

    ResponderExcluir
  8. Descartes e Pierre sem duvida foram dois brilhantes matemáticos,pois com seus estudos nos ajudam e sempre vão ajudar muito.

    Natali 3°ano 'A'

    ResponderExcluir
  9. É incrivel como dois advogados consiguiram desenvolver o surgimento da geometria analítica.Vocês são realmente grandes gênios.

    Franciane 3°ano "A"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voce disee tudo, gênios, gênios...
      Adriano Reges.

      Excluir
    2. Além de advogados Descartes e Pierre são gênios que apesar se serem graduados em direito. Juntos e ao mesmo tempo separados são os responsáveis pela geometria analítica.apesar de suas graduações eles não desistiram de seguir estudando a grande matemática,essa que estudamos até hoje.
      Adylla 3º A

      Excluir
  10. Descartes e Pierre são realmente um grandes gênio alem de serem advogados contribuíram para a matemática eles sim são os caras da matemática..
    Sâmia 3ª "A"

    ResponderExcluir
  11. Sem duvidas eles são gênios, um coisa interessante foi que eles conseguiram resultados parecidos em trabalhos distintos, parecia que a GEOMETRIA ANALÍTICA tinha que ser descoberta naquela época, os resultados foram conseguidos por causa do amor a matemática, e era isso q eles tinham em comum!
    Thainara Santos 3° "A"

    ResponderExcluir
  12. Descartes e pierre são realmente grandes gÊnios pois descobrir a GEOMETRIA ANALITICA não é pra qualquel um.
    Emanuela 3º "A"

    ResponderExcluir
  13. A matematica deve muito a esses grandes gênios pois eles desenvolveram a geometria analitica que é muito importante para nós alunos. Pois grandes homens fazem grandes diferenças.....


    Isabella nº13 Ano:"A"

    ResponderExcluir