Numa pequena
cidade alemã, lá pelos idos de 1.787, um professor de aritmética, no intuito de
ocupar os seus alunos, lhes propôs um exercício no mínimo trabalhoso. O
exercício consistia basicamente em apresentar ao professor o somatório dos
números inteiros, de um a cem.
Mal terminara
de passar o exercício no quadro negro os dedicados alunos iniciam os cálculos.
Aqui e ali se viam os lápis percorrendo os cadernos e toda a sala se entretinha
naquela atividade. Um mais dois é igual a três, mais quatro igual a sete e
assim por diante, os cálculos iam avançando, vagarosamente, em direção ao
número cem.
Menos de um
minuto após haver o professor prescrito o desafio a um canto da sala, um aluno
se levanta e se dirige ao professor e mostra a ele o seu caderno, com umas
poucas linhas preenchidas e abaixo um número, que seria a resposta ao desafio.
O número era 5.050.
O professor, que, diga-se de passagem, sequer sabia a resposta, pois ainda não havia feito o cálculo que propôs aos seus alunos, resolve conferir a conta do pequeno aluno e, para sua surpresa, a conta estava exata.
O professor, que, diga-se de passagem, sequer sabia a resposta, pois ainda não havia feito o cálculo que propôs aos seus alunos, resolve conferir a conta do pequeno aluno e, para sua surpresa, a conta estava exata.
Estupefato, o
professor, com toda a humildade diante de um feito daqueles, questiona como o
aluno, de apenas dez anos de idade, havia chegado, em tão pouco tempo àquela
resposta.
O jovem aluno
então lhe explica que havia percebido que se somando o número um com o número
cem obtém-se cento e um; que se somando dois com noventa e nove obtém-se cento
e um; que somando três com noventa e oito igualmente se obtém cento e um. Percebeu
que sempre que se somam números equidistantes, o resultado seria cento e um e
que entre os números um e cem existiam cinquenta destas duplas de números
equidistantes, de modo que, para se chegar ao resultado desejado bastaria
multiplicar cento e um por cinqüenta, obtendo-se então o resultado final de
5.050.
O professor,
reconhecendo o potencial do menino, estimulava cada vez mais aquela criança, e
inclusive comprava-lhes os livros, para que ele pudesse estudar e desenvolver
sua superior inteligência. O aluno não o decepcionou e seu progresso na ciência
matemática foi mesmo estupendo.
O caso real
deste pequeno garotinho alemão evidencia que a genialidade e o talento podem
brotar ainda em tenra idade, e se desenvolver sadiamente ao longo da vida.
Ah, ia me esquecendo, este garotinho esperto respondia pelo nome de Carl Friedrich Gauss, revolucionou a teoria do cálculo, e foi o maior matemático de seu tempo!
Ah, ia me esquecendo, este garotinho esperto respondia pelo nome de Carl Friedrich Gauss, revolucionou a teoria do cálculo, e foi o maior matemático de seu tempo!
Sua postagem está ótima, é muito importante conhecer a história dos gênios nas suas mais diversas áreas.
ResponderExcluirEvanildo Pitombeira
Coordenador LEI - 1
EEFM Arsênio Ferreira Maia
Ótima postagem. Gauss foi um dos mais geniosos matemáticos de todos os tempos
ResponderExcluiroi o bolg está ótimo muito bem organizado!!!
ResponderExcluirQuero ver material para o 3° ano simulados e questões do vestibular da UECE.
Adorei. Esse Gauss era mesmo fantástico
ResponderExcluirValeu Gauss pela contribuição maravilhosa que deu para a matematica.
ResponderExcluirGostei muito esse Gauss era memsmo um gênio.
ResponderExcluirSimplesmente genial. Fantástico.
ResponderExcluirQuestão 01 resolução
Excluiran=3n-1 a2=3.2-1 a3=3.3-1 a4=4.3-1
a1=3.3-1 a2=3.2-1 a3=9-1 a4=12-1
a1=3-1 a2=6-1 a3=8 a4=11
a1=2 a2=5
Dara rana de oliveira nunes
Sâmia lima mendes
2º A
ELE ERA FANTÁSTICO MESMO!A MATEMÁTICA É INCRÍVEL!
ResponderExcluirAdoreeeiii a postagem.
ResponderExcluirmais que menino inteligente... quem mim dera uma inteligencia dessa...kkk
Allany Araújo
3ºB
capacidade exepcional!! Jôrdana Nobre e Paloma Oliveira 3 ANO B.
ResponderExcluirGostei muito,Pois é muito interessante saber sempre a historia da matematica .
ResponderExcluirIsso prova que não importa a idade, as pessoas são capazes de fazer com que problemas enormes como esse sejam simplificado e fácil de resolver.
ResponderExcluirAriel Silva 3ºB
Gauus mostrou q tinha uma capacidade muito grande com numeros.
ResponderExcluirJozilene Brasil 3º ano B
Révia Rayanne 3º ano B
Historia interessante. Gostei d+++
ResponderExcluirAdália Sãmua
mayara kelly
3° B
axei mt interesante! SUPER DOTADO!
ResponderExcluirEle era um gênio, e foi muito importante para a matemática.
ResponderExcluirGostei do Gauss
ResponderExcluirEle era um gênio, e foi muito importante para a matemática.
ResponderExcluirEle era um gênio e foi muito importante para a matemática!
ResponderExcluirEra um gênio que desafiou seus alunos adescobrir um numero esato que é
ResponderExcluir5.050. Aparti dessa descoberta a matematica deu um grande avanço.
Gilderlany Kélvia e Carlos Alberto.
OTIMA POSTAGEM, POIS SEMPRE É BOM SABERMOS MAIS UM POUCO SOBRE OS GÊNIOS , QUE CONTRIBUIRAM NA HISTORIA DA MATEMATICA.
ResponderExcluir3ºANO "B"
ASS:ALENIO DIAS, THIAGO MOTA
gostei.pois o menino era muito inteligente para a sua idade e o professor foi umilde au reconhecer e ajuda-lo.
ResponderExcluirEsse cara era realmente um gênio da matemática, q capacidade.
ResponderExcluirSANGELA E ALISSON
ResponderExcluirA GENTE GOSTOU DA ATITUDE DO PROFEESOR AO RECONHECER O POTENCIAL DO ALUNO E TER O INCENTIVADO COM O SEU TALENTO.
02 Questão
ResponderExcluirx<y
2k-5<4
2k<4+5
k<9/2
05 QUESTÃO
ResponderExcluir5= R(K-0)²+ (2-6)²
(5)²=(R K²+16)²
25=K²+16
K²=9
K=R 9
K=3
07 QUESTÃO
2=5+X/2
4=X+5
X=-1
5=Y+7/2
10=Y+7
Y=3
Y+X=2
ANDREZA GADELHA & ALLANY ARAÚJO
3ºB
Muito massa professor Adriano
ResponderExcluirtenhos muito a agredecer a esse maluko da matematica
Alê Rasta e kaio palhares
3° ano A
Desculpa galera erra é humano
Excluiragradecer viu!!!
ExcluirGrande Gauss! Esse cara é sem dúvida, muito inteligente!
ResponderExcluirValdênio e Saymon 3° A
muito interresante este texto como um garoto de apenas, dez anos de idade conseguia responder aquela questão difícil. marcía e walyson
ResponderExcluirMuito interessante essa postagem, esse cara era o gênio..
ResponderExcluire com certeza foi muito importante para a história da matematica !
Jerffeson Victor e Edna Rodrigues - 3ª"A"
Gauss , simplismente Fantastico, um gênio!
ResponderExcluirRomário Lemos
3°A
Um gênio para sua epoca, com tão pouca idade já sabia contas que nem o pŕoprio professor conseguia responder de cabeça.
ResponderExcluiré incrivel, gauss tinha potêncial e soube usalo estudando cada vez mais, já sendo merito dele e do professor que investil no sucesso que ele ia se tornou. hoje também existem pessoas com esse potêncial só não dam valor,
ResponderExcluirjonatas 3°A
foi uma descoberta fantastica
ResponderExcluirSivia e Devânia
3° ano A
Muito legal , gosteeei demaaais de saber , como foi iniciado a matematica , que nunca ninguém perca a força de vontade de sempre buscar o MAIS !
ResponderExcluirRayaneKelly & Nayary Priscilla . 3° A
Muito genio esse garoto,e então o professor acreditou nele,apoiou e deu confiança,pois percebia que ele realmente tinha uma técnica nos cálculos.
ResponderExcluirDai então ele criou a técnica do cálculo, e se tornou o maior matemático do seu tempo.
César Newton e Ana Késsia
3°A
Eu achei muito inteligente e legal demais. Adorei
ResponderExcluirAnderson Rodrigues 3°A
achei muito interessante, pois apesar de ser tão jovem Gauss demonstrou uma inteligência incrivel,muito gênio ele.
ResponderExcluirFoi também muito importante o investimento do professor no jovem, que o ajudou a se tornar um dos melhores matemáticos.
Ivana Kelvya e Geisa Karla 3ºA :D
Gauss era um genio no ano de 1.787
ResponderExcluirLeonardo, Henrique 3°A
Muito interessante!!
ResponderExcluirgostamos muito de saber essa história.
Caroline e Manuela
3° A
Grande Gauss...foi fantastico para a matematica..garoto gênio!
ResponderExcluirAriadny Andrade
3ªA
Muito interessante (: Samara Samia 3°A
ResponderExcluirque legal a capacidade desse garoto!!!!!! chega da vontade de dizer: HUM..QUE BOM. Tiago Silva 3°A
ResponderExcluirIsso e um exemplo, que com dedicaçao desde os primeiros passos a gente ver, o quanto a pessoa cresce.
ResponderExcluirgauss é um exemplo, para quem quer ser alguém na vida, pq a vida nao e só diversão, tem que rala para chegar ao objetivo.
glauber 3ano A
2) 2K-5<4
ResponderExcluir2K4+5
K<9/2
RayaneKelly & Nayary Priscilla
2° questão
ResponderExcluir2K-5<4
2K<4+5
2K<9
K<9/2
D=R(x¹-y¹)² + (x²-y²)²
ResponderExcluirD=R(-6+3)² + (1-5)²
D=R(-3)² + (-4)²
D=R 9 + 16
D=R 25= 5
RayaneKelly & Nayary Priscilla
Um verdadeiro gênio, sempre será eternizado pelo seus atos.
ExcluirLucas Freire e Vitor Costa 1°ANO "A"
3°Questão
ResponderExcluir3K+4=K+10
3K-K+4-10=0
2K-6=0
2K=6
K=6/2
K=3
4° Quetão
dAB=R(-6+3)²+(1+5)²
dAB=R(-3)²+(-4)²
dAB=R9+16
dAB=R25
dAB=5
Caroline e Manuela
3°A
muito legal gostaria de ser assim como ele um grande gênio
ExcluirPaulo Jeferson e Matheus da Costa
1 ano A
ExcluirAchei muito interessante. Muito Bom
ResponderExcluirfiquei surpresa com a capacidade do garoto.. Hellen Maia e Carla Samara do 1°A
ResponderExcluirmuito genio mesmo esse cara.tár de parabens...mestre da matematica.
ResponderExcluiresqueceraam ooh nomee, pequenos geniius.. kkkkkkks
Excluirele era um gênio da matema\tica e evolui como nenhum outro aluno evoluio naquela epóca:marcio fabiano,anny kelly,denise e cláudio igor..............e um gênio esse pequeno gauss
ResponderExcluirEsse pequeno sabio leva-nos a ter mais interesse pela matematica e refletir sobre nossa capacidade de nos superarmos a cada dia mais.
ResponderExcluirLayara Karlly; Elusiano Junior
1º A
=D
muito massa e interessante,esse garoto é foda!
ResponderExcluir(Gabriella,Rena,Dandara,Ozianni)
este texto mostra a habilidade de um jovem superdotado que foi uns dos maiores genios da matematica,que serve como exemplo para os jovens que querem ser alguem na vida...
ResponderExcluir(Victor Bruno) e (Juergen Ygor) 1º ano ''A''
Um verdadeiro gênio, sempre será eternizado pelo seus atos.
ResponderExcluirLucas Freire e Vitor Costa 1°ANO "A"