segunda-feira, 23 de abril de 2012

O Pequeno Gauss


Numa pequena cidade alemã, lá pelos idos de 1.787, um professor de aritmética, no intuito de ocupar os seus alunos, lhes propôs um exercício no mínimo trabalhoso. O exercício consistia basicamente em apresentar ao professor o somatório dos números inteiros, de um a cem.
Mal terminara de passar o exercício no quadro negro os dedicados alunos iniciam os cálculos. Aqui e ali se viam os lápis percorrendo os cadernos e toda a sala se entretinha naquela atividade. Um mais dois é igual a três, mais quatro igual a sete e assim por diante, os cálculos iam avançando, vagarosamente, em direção ao número cem.
Menos de um minuto após haver o professor prescrito o desafio a um canto da sala, um aluno se levanta e se dirige ao professor e mostra a ele o seu caderno, com umas poucas linhas preenchidas e abaixo um número, que seria a resposta ao desafio. O número era 5.050.
O professor, que, diga-se de passagem, sequer sabia a resposta, pois ainda não havia feito o cálculo que propôs aos seus alunos, resolve conferir a conta do pequeno aluno e, para sua surpresa, a conta estava exata.
Estupefato, o professor, com toda a humildade diante de um feito daqueles, questiona como o aluno, de apenas dez anos de idade, havia chegado, em tão pouco tempo àquela resposta.
O jovem aluno então lhe explica que havia percebido que se somando o número um com o número cem obtém-se cento e um; que se somando dois com noventa e nove obtém-se cento e um; que somando três com noventa e oito igualmente se obtém cento e um. Percebeu que sempre que se somam números equidistantes, o resultado seria cento e um e que entre os números um e cem existiam cinquenta destas duplas de números equidistantes, de modo que, para se chegar ao resultado desejado bastaria multiplicar cento e um por cinqüenta, obtendo-se então o resultado final de 5.050.
O professor, reconhecendo o potencial do menino, estimulava cada vez mais aquela criança, e inclusive comprava-lhes os livros, para que ele pudesse estudar e desenvolver sua superior inteligência. O aluno não o decepcionou e seu progresso na ciência matemática foi mesmo estupendo.
O caso real deste pequeno garotinho alemão evidencia que a genialidade e o talento podem brotar ainda em tenra idade, e se desenvolver sadiamente ao longo da vida.
Ah, ia me esquecendo, este garotinho esperto respondia pelo nome de Carl Friedrich Gauss, revolucionou a teoria do cálculo, e foi o maior matemático de seu tempo!

63 comentários:

  1. Sua postagem está ótima, é muito importante conhecer a história dos gênios nas suas mais diversas áreas.

    Evanildo Pitombeira
    Coordenador LEI - 1
    EEFM Arsênio Ferreira Maia

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  2. Ótima postagem. Gauss foi um dos mais geniosos matemáticos de todos os tempos

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  3. oi o bolg está ótimo muito bem organizado!!!
    Quero ver material para o 3° ano simulados e questões do vestibular da UECE.

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  4. Adorei. Esse Gauss era mesmo fantástico

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  5. Valeu Gauss pela contribuição maravilhosa que deu para a matematica.

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  6. Gostei muito esse Gauss era memsmo um gênio.

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  7. Simplesmente genial. Fantástico.

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    1. Questão 01 resolução
      an=3n-1 a2=3.2-1 a3=3.3-1 a4=4.3-1
      a1=3.3-1 a2=3.2-1 a3=9-1 a4=12-1
      a1=3-1 a2=6-1 a3=8 a4=11
      a1=2 a2=5

      Dara rana de oliveira nunes
      Sâmia lima mendes
      2º A

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  8. ELE ERA FANTÁSTICO MESMO!A MATEMÁTICA É INCRÍVEL!

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  9. Adoreeeiii a postagem.
    mais que menino inteligente... quem mim dera uma inteligencia dessa...kkk
    Allany Araújo
    3ºB

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  10. capacidade exepcional!! Jôrdana Nobre e Paloma Oliveira 3 ANO B.

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  11. Gostei muito,Pois é muito interessante saber sempre a historia da matematica .

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  12. Isso prova que não importa a idade, as pessoas são capazes de fazer com que problemas enormes como esse sejam simplificado e fácil de resolver.

    Ariel Silva 3ºB

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  13. Gauus mostrou q tinha uma capacidade muito grande com numeros.
    Jozilene Brasil 3º ano B
    Révia Rayanne 3º ano B

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  14. Historia interessante. Gostei d+++





    Adália Sãmua
    mayara kelly
    3° B

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  15. axei mt interesante! SUPER DOTADO!

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  16. Ele era um gênio, e foi muito importante para a matemática.

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  17. Ele era um gênio, e foi muito importante para a matemática.

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  18. Ele era um gênio e foi muito importante para a matemática!

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  19. Era um gênio que desafiou seus alunos adescobrir um numero esato que é
    5.050. Aparti dessa descoberta a matematica deu um grande avanço.
    Gilderlany Kélvia e Carlos Alberto.

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  20. OTIMA POSTAGEM, POIS SEMPRE É BOM SABERMOS MAIS UM POUCO SOBRE OS GÊNIOS , QUE CONTRIBUIRAM NA HISTORIA DA MATEMATICA.

    3ºANO "B"
    ASS:ALENIO DIAS, THIAGO MOTA

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  21. alisson e sangela18 de maio de 2012 06:13

    gostei.pois o menino era muito inteligente para a sua idade e o professor foi umilde au reconhecer e ajuda-lo.

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  22. Esse cara era realmente um gênio da matemática, q capacidade.

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  23. SANGELA E ALISSON

    A GENTE GOSTOU DA ATITUDE DO PROFEESOR AO RECONHECER O POTENCIAL DO ALUNO E TER O INCENTIVADO COM O SEU TALENTO.

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  24. 02 Questão

    x<y
    2k-5<4
    2k<4+5
    k<9/2

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  25. 05 QUESTÃO
    5= R(K-0)²+ (2-6)²
    (5)²=(R K²+16)²
    25=K²+16
    K²=9
    K=R 9
    K=3

    07 QUESTÃO
    2=5+X/2
    4=X+5
    X=-1

    5=Y+7/2
    10=Y+7
    Y=3

    Y+X=2


    ANDREZA GADELHA & ALLANY ARAÚJO
    3ºB

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  26. Muito massa professor Adriano
    tenhos muito a agredecer a esse maluko da matematica


    Alê Rasta e kaio palhares
    3° ano A

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    1. Desculpa galera erra é humano

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    2. agradecer viu!!!

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  27. Grande Gauss! Esse cara é sem dúvida, muito inteligente!




    Valdênio e Saymon 3° A

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  28. muito interresante este texto como um garoto de apenas, dez anos de idade conseguia responder aquela questão difícil. marcía e walyson

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  29. Muito interessante essa postagem, esse cara era o gênio..
    e com certeza foi muito importante para a história da matematica !
    Jerffeson Victor e Edna Rodrigues - 3ª"A"

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  30. Gauss , simplismente Fantastico, um gênio!


    Romário Lemos
    3°A

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  31. Um gênio para sua epoca, com tão pouca idade já sabia contas que nem o pŕoprio professor conseguia responder de cabeça.

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  32. é incrivel, gauss tinha potêncial e soube usalo estudando cada vez mais, já sendo merito dele e do professor que investil no sucesso que ele ia se tornou. hoje também existem pessoas com esse potêncial só não dam valor,
    jonatas 3°A

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  33. foi uma descoberta fantastica

    Sivia e Devânia
    3° ano A

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  34. Muito legal , gosteeei demaaais de saber , como foi iniciado a matematica , que nunca ninguém perca a força de vontade de sempre buscar o MAIS !




    RayaneKelly & Nayary Priscilla . 3° A

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  35. Muito genio esse garoto,e então o professor acreditou nele,apoiou e deu confiança,pois percebia que ele realmente tinha uma técnica nos cálculos.
    Dai então ele criou a técnica do cálculo, e se tornou o maior matemático do seu tempo.
    César Newton e Ana Késsia
    3°A

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  36. Eu achei muito inteligente e legal demais. Adorei
    Anderson Rodrigues 3°A

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  37. achei muito interessante, pois apesar de ser tão jovem Gauss demonstrou uma inteligência incrivel,muito gênio ele.
    Foi também muito importante o investimento do professor no jovem, que o ajudou a se tornar um dos melhores matemáticos.

    Ivana Kelvya e Geisa Karla 3ºA :D

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  38. Gauss era um genio no ano de 1.787

    Leonardo, Henrique 3°A

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  39. Muito interessante!!
    gostamos muito de saber essa história.
    Caroline e Manuela
    3° A

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  40. Grande Gauss...foi fantastico para a matematica..garoto gênio!

    Ariadny Andrade
    3ªA

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  41. Muito interessante (: Samara Samia 3°A

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  42. que legal a capacidade desse garoto!!!!!! chega da vontade de dizer: HUM..QUE BOM. Tiago Silva 3°A

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  43. Isso e um exemplo, que com dedicaçao desde os primeiros passos a gente ver, o quanto a pessoa cresce.
    gauss é um exemplo, para quem quer ser alguém na vida, pq a vida nao e só diversão, tem que rala para chegar ao objetivo.
    glauber 3ano A

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  44. 2) 2K-5<4
    2K4+5
    K<9/2


    RayaneKelly & Nayary Priscilla

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  45. 2° questão
    2K-5<4
    2K<4+5
    2K<9
    K<9/2

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  46. D=R(x¹-y¹)² + (x²-y²)²
    D=R(-6+3)² + (1-5)²
    D=R(-3)² + (-4)²
    D=R 9 + 16
    D=R 25= 5




    RayaneKelly & Nayary Priscilla

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    1. Um verdadeiro gênio, sempre será eternizado pelo seus atos.

      Lucas Freire e Vitor Costa 1°ANO "A"

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  47. 3°Questão
    3K+4=K+10
    3K-K+4-10=0
    2K-6=0
    2K=6
    K=6/2
    K=3

    4° Quetão
    dAB=R(-6+3)²+(1+5)²
    dAB=R(-3)²+(-4)²
    dAB=R9+16
    dAB=R25
    dAB=5

    Caroline e Manuela
    3°A

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    1. muito legal gostaria de ser assim como ele um grande gênio

      Paulo Jeferson e Matheus da Costa

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  48. Achei muito interessante. Muito Bom

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  49. fiquei surpresa com a capacidade do garoto.. Hellen Maia e Carla Samara do 1°A

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  50. muito genio mesmo esse cara.tár de parabens...mestre da matematica.

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    1. esqueceraam ooh nomee, pequenos geniius.. kkkkkkks

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  51. ele era um gênio da matema\tica e evolui como nenhum outro aluno evoluio naquela epóca:marcio fabiano,anny kelly,denise e cláudio igor..............e um gênio esse pequeno gauss

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  52. Esse pequeno sabio leva-nos a ter mais interesse pela matematica e refletir sobre nossa capacidade de nos superarmos a cada dia mais.

    Layara Karlly; Elusiano Junior
    1º A

    =D

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  53. muito massa e interessante,esse garoto é foda!


    (Gabriella,Rena,Dandara,Ozianni)

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  54. este texto mostra a habilidade de um jovem superdotado que foi uns dos maiores genios da matematica,que serve como exemplo para os jovens que querem ser alguem na vida...

    (Victor Bruno) e (Juergen Ygor) 1º ano ''A''

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  55. Um verdadeiro gênio, sempre será eternizado pelo seus atos.

    Lucas Freire e Vitor Costa 1°ANO "A"

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